segunda-feira, 9 de junho de 2008

Amizade

A amizade não se vende, não se cobra, não se empresta e se dá à troca. A amizade simplesmente existe e se oferece.
Apesar dos meus 33 anos, continuo a não perceber como as pessoas se dizem amigas de alguém quando não são capazes de abrir mão ou fazer o mínimo esforço pelo suposto amigo.
Não consigo também entender como há pessoas que cobram telefonemas ou situações e argumentam que não dão mais de sí enquanto não receberem o mesmo de volta...
Confesso que não me lembro de quem ligou em último, se fui eu ou se foi determinado amigo... Para mim isso não é importante, o que conta é que se vai ligando, umas vezes com maior assiduidade que outras, é assim a vida. Não me zango ou amuo se fui eu a última pessoa a ligar e não tive retorno. Ligo as vezes que me lembrar ou tiver oportunidade de o fazer.
Para mim amizade é um privilégio, uma coisa realmente importante na minha vida. Nem sempre pude estar presente em todos os momentos decisivos dos meus amigos, mas creio que eles sabem que o meu pensamento e o meu carinho os acompanhava... Tive momentos complicados em que me afastei, mas eles sempre estiveram a par dos acontecimentos e nunca se sentiram abandonados sem causa. Podiam compreender ou não, mas os que eram realmente amigos ainda cá estão hoje, vivendo e partilhando comigo cada conquista, cada alegria, cada passo em frente que me vai distanciando do passado.
Ser amigo, a meu ver, é estar disponível mesmo quando não se está. É ter a capacidade de ás vezes largar tudo para socorrer o outro. É sermos capazes de ser altruístas. É darmos o lugar da frente ao amigo que enjoa no carro se for sentado atrás. Ser amigo é demostrar e dar o nosso afecto. É fazer o outro sentir-se acompanhado e protegido nos seus medos e receios. É ter risos e fotos de momentos mágicos juntos, memórias para recordar. Ser amigo é chorar e rir com o outro. Claro que a amizade tem que ser cuidada. Como qualquer outro sentimento, sem ser "alimentada" enfraquece e acaba eventualmente por morrer!
No entanto, a amizade não custa, não cobra e não pede nada em troca. A amizade é gratuita e ou se tem ou não.

1 comentário:

Rui Cabral disse...

A amizade é a base de tudo!
Mesmo numa relação dita amorosa, se ambas as partes não forem acima de tudo amigos a coisa não resulta.... excepto se um deles for rico!! :) :)

Tenho algumas situações onde os amigos contabilizam os "contactos" e isso deixa-me triste... até porque são amigos de muito longa data!!

Na minha opinião a amizade, tal como a confiança, não se dá conquista-se!
E isso pode ser imediato ou levar algum tempo...

Beijos Amiga!!
(e abraço ao Amigo ausente!!)
@:)