segunda-feira, 5 de maio de 2008

Aprender a ser feliz

Tenho um amigo que me dizia com bastante frequência que o meu mal era ter medo de ser feliz. Dizia-me que não me conseguia entregar nas mãos de quem me tratava bem, não tanto por masoquismo mas talvez por estar habituada a que as pessoas mais tarde ou mais cedo me falhassem. Essa era a sua explicação para a minha insistência em escolher ou manter namoros ou amizades "complicadas" que me faziam miserávelmente infeliz e que ele não compreendia. De acordo com o meu amigo, eu fazia-o porque inconscientemente isso me fazia sentir segura. Tinha á partida a certeza de que me iam falhar e de que não poderia contar com eles para nada e isso era a minha segurança. Não ia ter surpresas nem desgostos inesperados. Já sabia com o que contava e era aquilo! Depois, restava-me desabafar, queixar-me quando tinha oportunidade para isso e voltar ao meu dia-a-dia insignificante. Custa-me acreditar na teoria do meu amigo embora ele possa ter alguma razão. Eu sempre quiz muito ser feliz. Sempre lutei por isso (da forma errada admito), mas sempre ambicionei viver o mais possível uma vida cheia de sorrisos genuínos e de suspiros cheios de satisfação.
Compreendo porque ele me dizia isto uma e outra vez... é que sempre que a felicidade me batia á porta eu mostrava algum agrado mas ao fim de dois ou três dias, atirava-lhe com a porta na cara e lá voltava eu para aquela vida que eu já conhecia e que me esvaziava noite após noite. E aí deitava a minha cabeça na almofada e chorava.
Eu vivi sempre muito presa ás pessoas, a tudo ao meu redor. Tenho problemas com despedidas, confesso. Sempre sonhei com o novo e inesperado mas sempre me mantive agarrada a tudo, incluíndo quem me deitava abaixo e me anulava.
Mas tudo mudou!
Foi preciso muito sofrimento para aprender a valorizar o que realmente tem valor nesta vida. Não que eu não desse valor ás coisas certas, sempre soube o que interessava e o que não valia nada. Mas entre o saber e o praticar ou entre o saber e o sentir...vai uma distância.
Aprendi. Foram anos e anos de dor, muita dela excusada mas foi assim que teve de ser. A lição foi estudada e vivida exaustivamente. Agora sei o caminho a percorrer. A vida afinal também pode ser boa e gratificante! Cabe-nos a nós não fecharmos a porta á felicidade quando ela se depara no nosso caminho! Há que saber reconhecê-la e agarrá-la de imediato. A vida é curta, demasiado curta para perdermos tempo a viver rodeados de quem não nos faz felizes. Este é o meu novo lema. É com ele que começa a minha nova vida e este novo blog.

6 comentários:

Jorge disse...

Muitos parabéns. Eu sabia que ias conseguir. Fico feliz por ti, e por pores em prática o teu bom português e espero que muitas ideias num blog.
Beijinhos
Xana

Eu ...Maria disse...

Haja linhas para escreveres sobre a felicidade ... espero que agora seja para sempre! Por vezes é preciso bater com a cabeça para aprender a não voltar a cair ... mas cá estarei se isso voltar a acontecer!

Bem vinda ao mundo do blog

Beijinhos

Anónimo disse...

Boa, 'Miga'!!!!! Que espectáculo!!!!! Ainda bem que tomaste esse passo, que decidiste passar para uma vida chamada: "Felicidade: o dom de saber erradicar o que faz mal, sejam pensamentos, situações ou pessoas!!!".E eu compreendo muito bem o que é isso! Já tenho feito várias 'limpezas' dessas na minha vida, e aquela menina que conheceste no Pedro Nunes acho que já só existe na parte em que... 'não fazia mal' continuar a existir!!Temos de olhar para nós e dizer: 'Eu tenho 'n' qualidades, quem são os outros para terem de dizer alguma coisa, para terem o direito de me chatear? EU NÃO ATURO O QUE NÃO TENHO DE ATURAR!!!!"-- e no nosso caso, ainda por cima, quando é um facto 'objectivamente universal' que somos boas miúdas e não fazemos mal a uma mosca?!! Temos é de pensar em nós, no nosso prazer, no nosso bem-estar e, élas, aqui sim, ficamos com a capacidade para também dar o 'bom amor' aos outros! - leia-se, o que não se inferioriza, o que é saudável e equilibrado!É engraçado teres-me mandado esta tua 'abertura de blog' hoje, porque ando outra vez numa fase de algumas limpezinhas!... - claro que tu não estás incluída no 'delete', senão não te estava aqui a escrever isto, claro!!!!! Aliás, era impossível alguma vez estares 'deletada' da minha vida, só te associo a tudo de positivo!!!Nem de propósito, tenho um papel colado ao meu computador, que tá sempre a espreitar para mim do lado direito, que tirei do artigo de uma revista já há imenso tempo (tinha-se começado um novo ano, e então era a dar sugestões de atitudes positivas, etc.), com 12 'boas intenções', e uma delas diz (por acaso é a nº 5, hoje é dia 5...): «Evite os amigos tóxicos: Se tem amigos que estão sempre a criticá-la, a queixarem-se da vida e a gerar intrigas, é tempo de fazer novos amigos. Daqueles com sentido de humor, que não tenham uma depressão crónica e que a saibam fazer rir.» Bem, e com esta me vou. Queria que me 'ensinasses' a escrever no blog, que eu não sei como se faz isso!... Bigada!Beijinhos!

Raul disse...

Princesa,

Fico contente de verte fazer algo que tu adoras e que te faz sentir bem.

Sabes que podes sempre contar comigo.

Adoro-te
;)

Anónimo disse...

Muitos parabéns por todas estas linhas...
Por vezes os tombos fazem bem e nós estamos cá para todos eles
bjs
MM

Anónimo disse...

Sei que vais conseguir ser feliz, basta querermos com força e fazer por isso.
Parabéns pelo dom da palavra.
Beijos grandes
Deise