Grande parte das pessoas hoje em dia aderiram á teoria de que o casamento já não faz sentido. É uma opinião tão válida como outra qualquer se bem que não é de todo a que eu defendo.
Se para alguns o casamento é demasiado definitivo e é isso que os assusta, para outros tem o mesmo peso que ir á rua comprar um par de calças novas... Também há quem diga que não consegue ver seriedade no acto quando a maior parte das pessoas sobe a um altar para fazer juras e aceitar compromissos que não vai cumprir, o que é verdade, lamentávelmente todos o sabemos...
Mas a culpa não é do casamento, a culpa é de quem se casa, que o faz livremente e depois não honra a sua própria decisão! Não que o casamento tenha que ser uma prisão eterna! Se se tem a má sorte de não ter um casamento bem sucedido, não temos que ficar presos a ele! Mas não deve ser visto levianamente, como coisa para uma semana ou dois meses! Acho tola a postura que vejo por aí de casar só porque 'chegou a altura' e depois se ver como corre! Pessoalmente acho que se devia casar menos e melhor. Não é necessário casar!!! Nem todos devem fazê-lo! Mas para quem se casa, para aqueles que chegam á conclusão de que é realmente isso que querem para sí, casar deve ser uma necessidade!...É que não há garantias de nada na vida, nem para mim nem para ninguém. Não sabemos que surpresas e desafios vamos ter que enfrentar ao longo dos nossos casamentos. Mas a beleza de tudo reside aí. Quando duas pessoas decidem casar, isso não deve ser motivado por nada exterior a elas. O casamento deve ser uma necessidade de ambos, uma vontade premente de entrega total, o desejo de dizer a alguém que se ama, só quero ser teu para o resto da minha vida e quero assumi-lo perante as nossas famílias e amigos mais próximos, perante toda a sociedade, mesmo não sabendo o que nos está reservado mas tendo a certeza de que é com aquela pessoa ao nosso lado que queremos viver tudo.
Já não se deve ver o casamento como um jogo de influências como tem sido ao longo da História, como uma forma que a Igreja arranjou de tentar acabar com a promiscuidade e de controlar os Homens dentro dos paramêtros que bem entendia, como forma de subsistência.
Não! Contra tudo e contra todos, contra as estatísticas e contra as opiniões gerais, sinto que agora é que o casamento pode fazer sentido como nunca. Agora é que podemos tornar o casamento um acto de amor e 'apenas' isso, sem interesses ou objectivos. Apenas um acto de entrega e de compromisso. Hoje em dia quase todos trabalham e bem ou mal cada um tem a sua independência. Bem ou mal, ninguém tem que casar para ter filhos. Bem ou mal, ninguém é mal visto por ser pai solteiro ou nunca ter casado ao 50 anos. Com o tempo começamos a aceitar aos poucos a liberdade de escolha sexual de cada um. Hoje em dia o casamento de ontem realmente já não faz sentido! Somos nós, aqueles que um dia ainda vão casar que podemos alterar o significado do verbo, e pode muito bem ser aquele que nós lhe dávamos em crianças...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

5 comentários:
Este tema é muito complicado!!!
Na minha opinião - e não tem nada que ver com o facto de ter sido casado - o Casamento é uma instituição!
O verdadeiro acto de casar é um estado de espirito! :)
O importante é sentir que a pessoa que está ao nosso lado é aquela que queremos e de quem gostamos... sendo a prova de fogo querer um filho dessa pessoa...
Perante este cenário Casar é só um pro-forma, uma obrigação social e institucional!! :) :)
Mas esta é a minha opinião e quando somos dois (ou mais) as opiniões por vezes têm de ser reformuladas!!! :) :) :)
@:)
Na minha opinião a culpa é da nossa sociedade que liga a aparências. No tempo do Salazar era impensável alguém se juntar ... ainda pior alguém se separar!!!
E esta mentalidade continuou, ainda hoje se sonha com o casamento na igreja, os padrinhos, o vestido branco ... e tudo aquilo que significa não passa de uma real hipocrisia.
Enfim futilidades da nossa sociedade
Que tipo de sociedade estamos a construir, quais são o valores que vamos passar aos nossos filhos.
O ser humano já considera que apesar de amar alguém deve ter sempre a sua independência, que a primeira problema na relação a separação é a melhor opcão, decide-se não casar por causa dos bens materiais que se podem perder com a separação, já ninguém assume compromissos para a vida.
Acho que sou muito romântico ou talvez ingénuo, mas quero amar alguém até ao fim da minha vida e poder trasnmitir aos meus filhos o significado do casamento e familia.
Sabes um pouco da minha história, e talvez por ela eu hoje pense assim. Quando casei foi para a vida e porque quis, infelizmente, o acto em si de casar (com tudo a que se tem direito)não tem absolutamente nenhum valor se não houver, antes de mais, uma ligação espiritual, uma vontade interior de viver para o resto da vida com aquela pessoa, ultrapassando obstáculos, que os há, muitos, amando-se até ao final dos dias. O papel e acto, nada significam.
Se um dia me voltar a casar, não será pelo registo nem nada, será numa praia, apenas eu e a pessoa amada (sim, porque tenho esperança ainda de encontrar alguém que me ame e que eu ame) e vou-lhe simplesmente dizer: " Eu amo-te, tal como és, e é contigo que quero viver até ao fim da minha vida, de mãos dadas".
É tudo tão simples, nós é que temos sempre esta mania de complicar
Independentemente do papel ou do não papel, as relações a dois deveriam ser encaradas com muita precaução.
Estão pessoas e sentimentos em jogo que trazem com elas vivências e histórias que podem marcar e muito.
Eu sou casada e quero continuar a ser.
Sou imensamente feliz há 14 anos e o nosso 'truque' é o bom humor e olharmos para o lado e não só para o nosso umbigo.
Mas hoje já anda é tão rectilíneo até porque existem muitas realidades diferentes e ainda bem.
Enviar um comentário